A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 legitima o trabalho de milhares de voluntários na construção de um Brasil melhor, no presente e para as gerações futuras.

Em sua terceira edição, a Pesquisa traz um retrato brasileiro do tema, indica tendências e analisa as mudanças das últimas duas décadas.

Artigos e análises de especialistas


Outras pesquisas relacionadas

Sobre a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021

O voluntariado no Brasil tem suas raízes em 1543, com a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Desde então, muita coisa mudou. As organizações se multiplicaram, a atividade foi regulamentada, empresas passaram a promover programas de voluntariado, a tecnologia permitiu a atuação dos voluntários a distância.

Em 2001, no Ano internacional do Voluntário, aconteceu a primeira edição da Pesquisa Voluntariado no Brasil. Dez ano depois, foi realizada a segunda pesquisa, celebrando a Década do Voluntariado. Seguindo a série histórica, trazemos os achados de 2021, ano profundamente marcado pela pandemia de Covid-19 e pelo fortalecimento da cultura de doação.
A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 apresenta um retrato do engajamento do brasileiro – quem são os voluntários, onde atuam e quais suas motivações.

Objetivos

A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 identifica, valoriza o serviço voluntário no país. Amplia o conhecimento sobre as possíveis diferenças, tanto regionais como nos vários segmentos e traça o perfil do voluntário brasileiro, comparando sua transformação com as pesquisas realizadas em 2001 e 2011.

Entre seus principais objetivos temos:

Metodologia

A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 foi conduzida pelo Instituto Datafolha e compreendeu etapas quantitativas e qualitativas como descrito a seguir.

Pesquisas quantitativas:
possuem o objetivo de identificar o perfil dos voluntários e dos não voluntários no Brasil.

Entrevistas pessoais e individuais, com pessoas de 16 anos ou mais que fazem ou não atividades voluntárias, realizadas em pontos de fluxo populacional de abrangência nacional. (2.086 pessoas, margem de erro máxima para o total das amostras é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%).

Entrevistas pessoais e individuais, com pessoas de 16 anos ou mais que fazem ou não atividades voluntárias, realizadas em pontos de fluxo populacional de abrangência nacional. (2.086 pessoas, margem de erro máxima para o total das amostras é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%).


Pesquisas qualitativas:
são exploratórias, possuem o objetivo de investigar em profundidade os aspectos comportamentais, opiniões, captar informações e obter uma análise profunda e detalhada sobre as percepções de voluntários, de especialistas e interessados no tema.

Entrevistas e conversas online em grupo (Grupos Focais), com pessoas que praticam trabalho voluntário no mínimo uma vez a cada 15 dias, desde antes da pandemia, de três capitais representativas de regiões distintas: Porto Alegre, Recife e São Paulo.

Entrevistas online individuais em profundidade sobre voluntariado com oito formadores de opinião, diversificados por tipo de atuação e regiões do Brasil.


Observação:
embora o planejamento da pesquisa tenha sido feito ao longo de 2021, em razão da pandemia e problemas decorrentes, as pesquisas quantitativas aconteceram entre o final de 2021 e o início de 2022.

Quem faz acontecer

Realização

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalhamos junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. O fortalecimento da Cultura de Doação no Brasil é uma de nossas causas, sendo responsáveis pelo mais amplo estudo sobre doação individual, a Pesquisa Doação Brasil, e agora realizando a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021.

Saiba mais


Datafolha

O Datafolha foi criado em 1983, ainda como departamento de pesquisas e informática do Grupo Folha da Manhã, com o objetivo de oferecer conteúdo e servir como ferramenta de planejamento para o jornal Folha de S.Paulo e outros veículos e serviços da empresa.

Apoio

Sou Voluntário

Group 133

ENGAJADOR

Group 135

Group 134

MOBILIZADOR

Group 114