

A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 legitima o trabalho de milhares de voluntários na construção de um Brasil melhor, no presente e para as gerações futuras.
Em sua terceira edição, a Pesquisa traz um retrato brasileiro do tema, indica tendências e analisa as mudanças das últimas duas décadas.
O voluntariado no Brasil tem suas raízes em 1543, com a fundação da Santa Casa de Misericórdia de Santos. Desde então, muita coisa mudou. As organizações se multiplicaram, a atividade foi regulamentada, empresas passaram a promover programas de voluntariado, a tecnologia permitiu a atuação dos voluntários a distância.
Em 2001, no Ano internacional do Voluntário, aconteceu a primeira edição da Pesquisa Voluntariado no Brasil. Dez ano depois, foi realizada a segunda pesquisa, celebrando a Década do Voluntariado. Seguindo a série histórica, trazemos os achados de 2021, ano profundamente marcado pela pandemia de Covid-19 e pelo fortalecimento da cultura de doação.
A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 apresenta um retrato do engajamento do brasileiro – quem são os voluntários, onde atuam e quais suas motivações.
A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 identifica, valoriza o serviço voluntário no país. Amplia o conhecimento sobre as possíveis diferenças, tanto regionais como nos vários segmentos e traça o perfil do voluntário brasileiro, comparando sua transformação com as pesquisas realizadas em 2001 e 2011.
Entre seus principais objetivos temos:
A Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021 foi conduzida pelo Instituto Datafolha e compreendeu etapas quantitativas e qualitativas como descrito a seguir.
Pesquisas quantitativas:
possuem o objetivo de identificar o perfil dos voluntários e dos não voluntários no Brasil.
Entrevistas pessoais e individuais, com pessoas de 16 anos ou mais que fazem ou não atividades voluntárias, realizadas em pontos de fluxo populacional de abrangência nacional. (2.086 pessoas, margem de erro máxima para o total das amostras é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%).
Entrevistas pessoais e individuais, com pessoas de 16 anos ou mais que fazem ou não atividades voluntárias, realizadas em pontos de fluxo populacional de abrangência nacional. (2.086 pessoas, margem de erro máxima para o total das amostras é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%).
Pesquisas qualitativas:
são exploratórias, possuem o objetivo de investigar em profundidade os aspectos comportamentais, opiniões, captar informações e obter uma análise profunda e detalhada sobre as percepções de voluntários, de especialistas e interessados no tema.
Entrevistas e conversas online em grupo (Grupos Focais), com pessoas que praticam trabalho voluntário no mínimo uma vez a cada 15 dias, desde antes da pandemia, de três capitais representativas de regiões distintas: Porto Alegre, Recife e São Paulo.
Entrevistas online individuais em profundidade sobre voluntariado com oito formadores de opinião, diversificados por tipo de atuação e regiões do Brasil.
Observação:
embora o planejamento da pesquisa tenha sido feito ao longo de 2021, em razão da pandemia e problemas decorrentes, as pesquisas quantitativas aconteceram entre o final de 2021 e o início de 2022.
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalhamos junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. O fortalecimento da Cultura de Doação no Brasil é uma de nossas causas, sendo responsáveis pelo mais amplo estudo sobre doação individual, a Pesquisa Doação Brasil, e agora realizando a Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021.
O Datafolha foi criado em 1983, ainda como departamento de pesquisas e informática do Grupo Folha da Manhã, com o objetivo de oferecer conteúdo e servir como ferramenta de planejamento para o jornal Folha de S.Paulo e outros veículos e serviços da empresa.
Para assuntos relacionados à mídia, entre em contato diretamente com nossa assessoria de imprensa:
4Press: Ana Lúcia Moretto anamoretto@4pressnews.com.br
(11) 5096-0439
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.